Cosmonauta Marcos Pontes chega ao Brasil nesta quinta

O primeiro cosmonauta brasileiro, Marcos Pontes, chega ao Brasil nesta quinta-feira, depois de passar por uma readaptação de dez dias no Centro Yuri Gagárin de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).

Pontes foi o primeiro brasileiro a chegar ao espaço — durante oito dias ele ocupou a Estação Espacial Internacional (EEI), onde realizou experimentos científicos.

O cosmonauta desembarca em Brasília às 8h30 e segue para o Palácio do Planalto, onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Defesa, Waldir Pires, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sergio Gaudenzi, também estarão no local, assim como familiares de Pontes.

Na manhã de sexta-feira, o tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) vai para Bauru (343 km de SP), sua cidade natal. Os moradores farão uma carreata do aeroporto até o Teatro Municipal, onde estudantes vão homenageá-lo.

A maratona continua no sábado — aniversário da Aviação de Caça brasileira —, quando o cosmonauta visita a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Não há informações sobre sua agenda no domingo. Na segunda (24), Pontes participa de uma palestra na Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (213 km de SP), enquanto na terça (25) ele irá ao Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (91 km de SP).

A Missão Centenário, que levou Pontes ao espaço, durou dez dias. Na noite de 8 de abril (horário de Brasília), o brasileiro voltou à Terra a bordo da nave russa Soyuz (pronuncia-se Saiús) TMA-7, também ocupada pelo russo Valiéri Tokariov e o americano William McArthur. Desde então, ele passou por um período de readaptação na Rússia, para que os sistemas de seu corpo se acostumassem à condição de gravidade.

Da redação, com informações da Folha Online