Organizações sociais dos EUA pedem extradição de Carriles

Amanhã, organizações sociais dos Estados Unidos (EUA) vão se manifestar na cidade de El Paso, Texas, pela extradição do terrorista de origem cubana Luis Posada Carriles. O protesto pacífico será realizado na frent

Em declarações a Prensa Latina, Gloria La Riva, ativista da coalizão anti-belicista e anti-racista, indicou que a ação permitirá contrapor as manobras que, com o apoio do governo dos Estados Unidos, estão sendo articuladas para transferir Posada Carriles de El Paso para Miami e aproximá-lo de seus círculos terroristas. “É muito importante manter a pressão sobre o caso e não baixar a guarda, porque já se passaram 15 meses desde a prisão do assassino em El Paso, sem que se produza a extradição solicitada pelo governo da República Bolivariana da Venezuela”, afirmou.

Da mesma forma, deplorou a atitude cúmplice assumida por Washington sobre o autor do atentado contra um avião da Cubana de Aviação em 1976 que deixou 73 pessoas mortas, enquanto mantém na prisão cinco lutadores antiterroristas cubanos. “A demonstração de amanhã servirá também para exigir a imediata liberação dos jovens injustamente detidos desde 1988 e submetidos a um processo judicial irregular e sem garantias”, disse.

Ela lembrou que desde março do ano passado, quando o conhecimento terrorista entrou ilegalmente nos Estados Unidos através do território mexicano, a coalizão Answer fez uma campanha nacional para exigir que o governo parasse de protegê-lo e o extraditasse a Venezuela.

A destacada ativista social se encontra na Cidade do México junto com os organizadores de uma paralisação política nacional e um mega-boicote a produtos estadunidenses, previsto para 1º de maio próximo no país. Esse protesto integra um conjunto de ações que desde março têm acontecido exigindo uma anistia geral incondicional para os milhões de indocumentados latino-americanos residentes nos Estados Unidos que, asseguraram, são tratados como “escravos modernos”.

Da Redação

Com agências