Sem categoria

PCdoB, PSB e PCB criam bloco de esquerda para eleições na Paraíba

Frente selada nesta quinta-feira 20, em João Pessoa, emite nota oficial reafirmando oposição à direita. O objetivo é formar um bloco de esquerda e buscar o apoio do PMDB. “Essa unidade é i

Três partidos de esquerda oficializaram, na manhã desta quinta-feira 20, em João Pessoa, uma aliança político-partidária visando as eleições de outubro deste ano na Paraíba. O bloco de esquerda no estado, formado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi anunciado durante uma coletiva à imprensa na sede do PSB pessoense, no centro da capital paraibana. Logo após a coletiva, os três partidos emitiram uma nota oficial em conjunto, intitulada “Formando o Bloco de Esquerda”.

 

A frente de esquerda criada nesta quinta-feira havia sido selada um dia antes durante reunião também realizada na sede do PSB de João Pessoa, que contou com as presenças de representantes dos diretórios estaduais e municipais do PCdoB, do PSB e do PCB, respectivamente dirigidos na Paraíba por Simão Almeida, Edvaldo Rosas e José Calistrato.

 

Com a afirmação conjunta desses três partidos em um pacto de unidade no campo da esquerda para as eleições de 2006 na Paraíba, o bloco tende a se expandir nos próximos meses. A frente de esquerda paraibana defende a ampliação desse campo de esquerda, chamando a participação dos movimentos do segmento democrático e popular, através de outros partidos e organizações sociais, para a construção de um projeto de desenvolvimento para o estado.

 

Como forma de contribuir com essa construção, foi proposta a  realização de um grande seminário para acontecer no início do mês de maio em João Pessoa, reunindo lideranças políticas, sindicais e populares, para discussão e aprovação de um Programa de Governo. Leia a seguir a íntegra da nota oficial:

 

 

Formando o bloco de esquerda

 

Os partidos de esquerda PSB, PCdoB e PCB, reunidos na quarta-feira 19, após análise do quadro político nacional e local deliberaram:

 

I – Pela reafirmação da unidade do campo de esquerda para as eleições 2006 em aliança com o centro político representado pelo PMDB em torno de uma candidatura oposicionista ao Governo do Estado, já no primeiro turno. Essa unidade é indispensável para vencer a coalizão conservadora (PSDB e PFL) que governa a Paraíba e vem mantendo o estado no atraso e na pobreza. As forças de esquerda com influência crescente na política paraibana defendem um projeto de desenvolvimento para a Paraíba que aponte para o crescimento econômico com distribuição de renda e incorpore uma nova prática administrativa para o novo governo pautada pela participação popular, democratização e transparência da gestão pública.

 

II – Entendemos que a formação desse bloco de esquerda é importante para a consolidação do campo democrático e popular buscando a unidade das esquerdas paraibanas para as eleições 2006 e fortalecendo os movimentos sociais com vistas a iniciar uma nova fase na política paraibana, inclusive com a participação na chapa majoritária oposicionista.

 

III – O PSB e o PCdoB, particularmente, entendem que a aliança em torno do PMDB é a melhor forma de contribuir para a vitória  do projeto nacional que tem como  objetivo garantir a vitória das forças de esquerda e centro esquerda em torno da reeleição do presidente LULA, para uma nova fase que aponte para o crescimento econômico, distribuição de renda e aprofundamento da democracia, reafirmando a política de inserção soberana do Brasil no mundo, fortalecimento dos laços com os povos e nações latinos.

 

IV – O PSB, PCdoB e PCB – partidos comprometidos com a luta pelo socialismo – defendem a ampliação desse campo de esquerda, democrático e popular, através da participação de outros partidos e organizações sociais para a construção de um projeto de desenvolvimento para o estado.

 

V – Como forma de contribuir com essa construção, propomos a realização de um grande Seminário para acontecer no início de maio em João Pessoa, reunindo lideranças políticas, sindicais e populares, onde discutiremos a aprovaremos um Programa de Governo.

 

João Pessoa-PB, 19 de abril de 2006.

 

PSB – PCdoB – PCB