Lula: auto-suficiência do petróleo é “a outra independência”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, a auto-suficiência brasileira na produção do petróleo, meta que a Petrobras persegue há mais de cinqüenta anos. O anúncio foi fei

O presidente chamou a conquista de "independência" e a comparou ao esforço de Tiradentes, que "ousou desafiar a idéia de que o Brasil não poderia ser independente". Na cerimônia, Lula destacou também as conquistas do governo e disse que o Brasil se encontra na melhor situação macroeconômica dos últimos anos. Comparando as críticas ao seu governo às recebidas por Getulio Vargas à época da fundação da Petrobras, Lula disse que "o povo erra menos do que aqueles que pensam que sabem tudo". 

O presidente também lembrou que os últimos governos "desprezaram" a capacidade brasileira, e lembrou o escritor paulista Monteiro Lobato, que trabalhou pela instalação de uma indústria petrolífera brasileira. Discursando antes de Lula, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, elogiou a condução do governo e comparou a auto-suficiência às cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil. "São conquistas que exigiram do povo brasileiro suor e talento", disse ele.

Momento favorável

O Brasil anuncia a auto-suficiência produtiva na mesma semana em que o petróleo ultrapassou a marca histórica de US$ 72 o barril. Ao produzir todo o óleo que consome, o país pode adquirir uma importante independência econômica com relação à flutuação de preços internacional. Desde a década de 1980, a produção cresceu mais de 10 vezes e 80% da produção agora vem da exploração em águas profundas. Isso coloca o Brasil à frente de países com companhias estatais como México e Venezuela, que são mais ricos em petróleo, mas apenas agora começam a realizar explorações em águas profundas. 

A auto-suficiência também é favorecida porque o consumo de petróleo brasileiro é muito baixo. Enquanto nos Estados Unidos o consumo nacional é de 25 barris per capita/ano, no Brasil esta proporção é de 4 barris per capita/ano. Na Espanha e Itália, esta relação está em 12 barris per capita/ano. O desafio será manter a auto-suficiência na produção do óleo quando o país alcançar as taxas de crescimento econômico desejadas – acima de 5% ao ano.

No mês passado, a Petrobras produziu 1,75 milhão de barris de petróleo por dia. Com a plataforma inaugurada hoje, o país produzirá 1,9 milhão de barris por dia em 2006, mais do que o consumo de 1,85 milhão de barris por dia. A meta da empresa é produzir 2,3 milhões de barris de petróleo diariamente.

P-50

Lula inaugurou a produção de petróleo da plataforma P-50 na Bacia de Campos, no Norte do estado do Rio de Janeiro repetindo um gesto do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1952. O presidente molhou as mãos no óleo e imprimiu as marcas em um macacão de funcionário da Petrobras.

Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 adicionará 180 mil barris diários à produção nacional (o barril é a unidade de medida de petróleo líquido, igual a 159,2 litros). Somente essa unidade, instalada no campo de Albacora Leste, responderá por 11% de toda a produção nacional, que passará a cerca de 1,92 milhões de barris por dia.

A Petrobras foi criada em outubro de 1953, por meio da Lei 2004, sancionada por Getúlio Vargas, depois de anos de movimento nacionalista que resultou na campanha O petróleo é nosso.

Da Redação,
Com agências