Agora é oficial: Jussara Cony será vice de Olívio para governo do estado no RS

Aquilo que já estava mais ou menos consolidado nas tratativas envolvendo a composição da chapa majoritária da Frente Popular no RS se confirmou ontem (21/4): Jussara Cony será a vice de Olívio Dutra para a disputa do governo gaúcho.

Faltava ainda  a ratificação do diretório estadual do PT que aprovou a indicação da deputada do PCdoB. A reunião definiu ainda alguns postos chave na campanha. O ex-secretário estadual da Fazenda Arno Augustin (PT) será o coordenador de campanha. Também foi aprovado o nome da ex-presidente do Cpers Juçara Dutra Vieira para ser a primeira suplente na chapa de Miguel Rosseto, que é o candidato ao Senado. Apesar da disposição de ampliar o leque de forças em torno da candidatura da esquerda para a eleição no RS,até agora, apenas o PT e o PC do B estão na Frente.

Olívio afirmou na reunião que o partido ainda procura ampliar o leque de alianças. O candidato ao governo também disse que o partido aposta no apoio dos filiados e simpatizantes para conseguir recursos para a eleição.

Esta é a primeira vez que a coligação da Frente Popular no estado apresenta a participação de outro partido aliado, que não o PT, na majoritária. Para o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, a indicação de Jussara é um sinal de amadurecimento do PT.

Construir um projeto democrático e avançado para o Rio Grande superar o atraso

A deputada Jussara Cony está entusiasmada com o desafio. E este entusiamo também parte da militância e da base social progressista no estado com a sua indicação para a chapa majoritária. Jussara é reconhecida como uma guerreira. Mulher de luta,que empolga com sua energia e convicção transformadora."Precisamos superar o atraso resultante do governo desastrado de Rigotto. o Estado precisa retomar o rumo do crescimento, sintonizado com a continuidade e o aprofundamento das mudanças no país, que iniciaram neste primeiro governo Lula", comentou.

Aglutinar forças para construir a vitória

Este projeto avançado para o Estado, segundo Jussara, passa pela necessária ampliação e aglutinação de forças comprometidas com este desafio. Para ela a esquerda deve ser o pólo aglutinador dos setores progressistas no Estado."O PCdoB está empenhado na construção desta alternativa. Nossa presença na chapa majoritária já é um bom sinal no sentido da construção de uma esquerda renovada no RS. Assim teremos condições de assumir o protagonismo deste projeto diferenciado que o Rio Grande precisa", afirmou.

Festa de apresentação das pré-candidaturas

O PCdoB RS está preparando uma grande festa para o dia 5 de maio. O objetivo é, além de marcar o entusismo dos comunistas com a presença de Jussara como candidata a vice-governadora, apresentar as pré-candidaturas do partido à Assembléia Legislativa e Câmara Federal. O evento será no Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre.

A convenção eleitoral deverá ser marcada para os dias 10 e 11 de junho.

De Porto Alegre
Clomar Porto