Inscrições para Olimpíada de Matemática já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Podem participar alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental e estudantes do 1° ao 3°ano do e

A diretora acadêmica da Olimpíada de Matemática, professora Suely Druck, explica que a olimpíada é dividida em duas fases: a primeira é uma prova de múltipla escolha. Passarão para a segunda fase (prova discursiva) os 5% dos alunos que obtiverem as melhores notas na primeira fase.

 

Segundo Suely, o grande objetivo da competição é "detectar a criatividade, a perseverança de um aluno em lutar para resolver um problema, a vontade que ele tem de aprender." Ela ressaltou que muitas questões das provas valorizam a criatividade do aluno para conseguir resolver os problemas apresentados.

 

No ano passado, 10,5 milhões de estudantes se inscreveram na Olimpíada de Matemática. Suely atribui o grande interesse pelo concurso à importância da matemática no futuro profissional dos alunos. "Hoje em dia, como nós dizemos, na área tecnológica, onde todos os modelos são matemáticos, já existe uma consciência de que a matemática é muito importante", afirmou.

 

De acordo com a professora, quem inscreve os alunos são as escolas. Elas tem até o dia 2 de junho para inscrever os alunos no site http://www.obmep.org.br/. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2529-5084. A prova da primeira fase será realizada no dia 29 de agosto e a da segunda, no dia 18 de novembro.

Da Redação
Com Agência Brasil