PCdoB formaliza indicação de Inácio Arruda para concorrer ao Senado

Na abertura do XVII Encontro Estadual do PT cearense, realizado no último dia 21, a direção estadual do PCdoB/Ce ali compareceu e formalizou a indicação do deputado federal Inácio Arruda para disputar a vaga

A direção estadual do PCdoB compareceu à abertura do Partido dos Trabalhadores que discutiu o projeto eleitoral do partido para este ano e decidiu apoiar a candidatura do ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes(PSB), ao governo do estado. Além do presidente do PCdoB, Carlos Augusto Patinhas e do deputado federal Inácio Arruda, diversos dirigentes do Comitê Estadual cearense e do Comitê Municipal de Fortaleza prestigiaram o evento petista.

O deputado Inácio Arruda falou em nome dos comunistas e saudou o PT como um aliado histórico do PCdoB e conclamou os petistas e os representantes dos demais partidos ali presentes a enfrentarem com garra a direita que tenta retomar a Presidência a qualquer custo. Para Arruda o presidente Lula ainda tem muito a realizar em favor de um Brasil soberano e justo, coisa que a direita não aceita. “Vamos para a maior e mais importante batalha eleitoral de nossa história republicana. Vamos marchar unidos em busca da vitória”.

Já o presidente do PCdoB, Carlos Augusto Patinhas entregou aos presidentes do PT/Ce, Joaquim Cartaxo e do PT/Fortaleza, Francisco Pinheiro, uma carta em que os comunistas formalizam a indicação do nome do deputado federal Inácio Arruda para concorrer ao senado. Patinhas afirmou que a carta formaliza de vez a proposta dos comunistas e tira qualquer dúvida de que a pretensão do PCdoB não era pra valer.



Carta do PCdoB cearense.

 

Fortaleza, 20 de abril de 2.006.
À Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores no Ceará
Estimados companheiros,
A histórica relação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil, pautada pelo espírito de camaradagem fraterna e respeito mútuo, se reflete numa atuação conjunta nos movimentos sociais, no parlamento e em diversos níveis do poder executivo, formando, assim, um núcleo dinâmico das forças progressistas no país. Essa trajetória permite às duas legendas um constante e efetivo diálogo, no que diz respeito à construção de um projeto político popular para o Brasil, na busca de uma sociedade mais justa.
Desde a primeira campanha do companheiro Lula para presidente, a memorável campanha da Frente Brasil Popular, em 1989, passando pela vitoriosa batalha eleitoral de 2002, até o atual momento de busca de soluções verdadeiras e duradouras para o País e nossa gente, o PCdoB sempre se irmanou na linha de frente, com o PT e com o governo Lula, em defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos da população e dos trabalhadores.
Durante esses quase quatro anos, em nenhum momento o PCdoB vacilou em apoiar e integrar o governo Lula. Sempre compreendeu a eleição do primeiro presidente egresso da classe popular como um marco histórico da vida nacional, em que um conjunto de forças avançadas assumiu a condução da Presidência da República. Ao mesmo tempo, nosso partido sempre buscou apresentar propostas concretas que contribuíssem para o avanço das mudanças reclamadas pela população.
Analisamos que o conturbado cenário político vivido pelo País no momento é fruto da ação desesperada e até irresponsável das forças conservadoras, na ânsia de retorno à Presidência a qualquer custo. Essa realidade nos indica que é essencial delinear mais nitidamente um novo pacto entre as forças progressistas, capaz de fortalecer a confiança da população, através de medidas mais efetivas e mais aceleradas no rumo das transformações necessárias.
No Estado do Ceará, a união das forças democráticas e progressistas também será decisiva para vencermos o conservadorismo e para fazer avançar um novo projeto de desenvolvimento, sendo necessário que a coligação construída para as próximas eleições reflita o desejo de mudança expresso pelo povo cearense.
Entendemos que a presença de Inácio Arruda na chapa majoritária contribui para apurar seu perfil progressista e para fortalecer seu respaldo junto a alargadas camadas do eleitorado. A atuação do deputado federal Inácio Arruda (PCdoB-CE) tem revelado seu profundo conhecimento das necessidades de nosso Estado e nosso povo, gerando respeito e admiração dos mais amplos segmentos da sociedade, sem que jamais se perdesse o vínculo original com o movimento popular, base essencial de sua formação como liderança política. Tal papel de destaque vem se refletindo nas expressivas votações obtidas por Inácio em todas as disputas eleitorais de que participou.
Frente a tudo isso, o PCdoB formaliza, para análise por parte dos companheiros do Partido dos Trabalhadores e das demais legendas que venham a se coligar, a indicação do nome de Inácio Arruda para concorrer ao Senado, por uma almejada frente que unifique as forças mais avançadas do estado e que tenha amplas condições de tornar-se vitoriosa nas próximas eleições de outubro.

 

Carlos Augusto Diógenes Pinheiro
Presidente Estadual do PCdoB – Ceará