PC da Índia (Marxista): rechaça manobra do rei do Nepal

O Birô Político do Partico Comunista da Índia (Marxista) divulgou sábado (22) uma nota sobre a crise de regime no Nepal, sob o título “A manobra do rei é inaceitável”. O PCI(M) governa há três décadas o Estado i

Veja a íntegra da nota do PCI(M):

“Confrontado com a crescente revolta do povo, o rei do Nepal anunciou sua disposição para renunciar ‘ao poder executivo’ em benefício dos partidos políticos. É uma manobra objetivando manter poderes efetivos, entre eles o controle das forças armadas, conforme a antiga Constituição. Corretamente, os partidos políticos rejeitaram esse gesto para salvar a face do monarca.

 

O movimento popular de massas no Nepal aspira à plena restauração da democracia. O passo crucial neste sentido seria a instauração de uma Assembléia Constituinte que decidiria sobre a natureza do sistema democrático no país. Este é também um dos 12 pontos do acordo estabelecido entre os sete partidos e os maoístas nepaleses.

 

Apenas o povo do Nepal pode decidir sobre a natureza do sistema político que deseja estabelecer. A soberania popular se expressará por meio da Assembléia Constituinte. O governo atual faria bem em levar em conta a vontade do povo do Nepal.”

Fonte: http://www.cpim.org