Bolsa Família é citada como exemplo pelo Banco Mundial

O programa Bolsa Família, criado pelo governo Lula, foi citado no relatório do Banco Mundial como exemplo para redução da pobreza na América Latina. Segundo dados do documento, entre 2002 e 2005, a pobreza teve uma reduç&a

"O impacto das políticas sociais no Brasil tem sido extraordinariamente impressionante. O programa Bolsa Família tem tido um papel importante na redução da pobreza ", afirmou na última semana o economista-chefe do Bird, François Bourguignon.

Para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio, aprovadas em 2000 por 189 governantes, os países latino-americanos devem reduzir de 11,3% em 1990 para 5,7% em 2015 a proporção de pessoas com renda inferior a US$1 por dia. Pela última estimativa, esses pobres ainda serão 6,2% no final do período.

O resultado seria pior sem o desempenho do Brasil, conforme disse o economista-chefe do Bird, François Bourguignon, que identifica no Programa Bolsa Família medida que melhora as perspectivas de combate à pobreza na América Latina.

Muito com muito pouco

O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, lembrou que programas como o Bolsa Família podem produzir um "enorme impacto" na pobreza com a aplicação de menos de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é o conjunto das riquezas produzidas no País.

"Programas desse tipo sugerem que é possível provocar um grande impacto sobre a pobreza e no número de pessoas que vivem na miséria. No caso do Brasil eu creio que estamos falando em nada menos do que meio ponto percentual do seu PIB", afirmou.

Segundo Wolfowitz, a América Latina em geral deveria se empenhar mais em promover projetos "que realmente façam diferença". O executivo disse que a grande questão é saber como fazer com que o crescimento econômico seja mais rápido, sem que isso implique necessariamente em grandes saltos.

Ele disse ainda que "o importante é ver o que se pode fazer para distribuir melhor os resultados do crescimento que já existe. Eu creio que há a possibilidade de se obter melhores resultados na redução da pobreza, mesmo com um crescimento econômico limitado".

Fonte: Informes PT