Crise na Varig será discutida em audiência pública na Câmara dos Deputados

As comissões do Trabalho, Relações Exteriores e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realizarão audiência pública conjunta nesta quarta-feira (26), às 10 horas, para discutir a cris

Além deles, estão convidados o presidente da Infraero, tenente-brigadeiro José Carlos Pereira; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi; o presidente da Varig, Marcelo Bottini e os representantes do conselhor curador e dos trabalhadores.

Os deputados André Costa (PDT-RJ), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foram os autores da proposta para a realização da audiência.

A deputada Vanessa lembrou que os funcionários têm propostas concretas que merecem ser avaliadas. Ela citou a idéia de sacar do fundo de pensão deles, o Aeros, US$ 150 milhões para capitalizar a empresa. "São os servidores que querem retirar recursos de seu próprio fundo, seguindo um critério que não venha a inviabilizar o pagamento de aposentadorias".

Segundo ela, os trabalhadores também propõem abrir mão de todos os créditos que eles têm perante a empresa e transformá-los em ações. "Ainda aceitam uma redução de seus salários e até mesmo a demissão de centenas de trabalhadores, ou seja, estão dispostos a dividir com os demais credores os prejuízos", disse.

De Brasília

Iran Alfaia