Condoleeza Rice faz visita de surpresa ao Iraque

Condoleezza chegou hoje ao Iraque poucas horas depois de Donald Rumsfeld, secretário da Defesa dos EUA. Condoleezza chegou a Bagdá proveniente da Turquia, e da Grécia, onde esteve para dar instruções ao governo de Ancara a respeito da

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, chegou hoje ao Iraque, poucas horas depois da chegada ao país do secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld.

Condoleezza chegou a Bagdá proveniente da Turquia, onde esteve para dar instruções ao governo de Ancara a respeito da situação no Iraque e sobre pressões contra o programa nuclear iraniano.

O principal objetivo da presença de Condoleezza e de Rumsfeld no Iraque é colocar o novo primeiro-ministro do país, o xiita Jawad al Maliki, a par dos planos de Washington com relação à continuidade da ocupação e os desdobramentos da sua designação como primeiro-ministro.

Os dois altos representantes do regime americano devem reunir-se com Maliki e com outros líderes políticos iraquianos liderados pelo presidente da República, o curdo Jalal Talabani, instalado pelas tropas de ocupação americanas.

Protestos na Grécia e na Turquia

Várias manifestações foram realizadas na última terça-feira na Turquia contra a visita de Condoleezza ao país.

 

Um dos protestos ocorreu no parque Meydan, da cidade de Kayseri (localizada ao sul de Ancara), onde os participantes exibiam cartazes nos quais se lia "Condoleezza Rice, fora de nosso país".

 

Os manifestantes, que também exibiam fotografias de torturados nas prisões iraquianas administradas pelos EUA, assim como queimaram uma bandeira dos EUA.

 

Um grupo de manifestantes, calculado em 200 pessoas pela polícia local — se dirigiu à embaixada americana em Ancara. Nos muros da representação foram pendurados vários cartazes contra a visita da chefe da diplomacia americana.

 

Uma segunda manifestação, com cerca de 500 pessoas, ocorreu na praça de Kizilay, também na capital turca, de onde tentou avançar rumo à embaixada americana. Os participantes deste protesto levavam um cartaz onde se representava os EUA como um monstro manchado com sangue.

Repressão na Grécia

Em sua visita à Atenas, capital grega, Condoleeza, se reuniu com o primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, em meio a milhares de manifestantes nas ruas da capital. A polícia foi convocada para reprimir as manifestações e cerca de 5 mil policiais foram convocados para cuidar da repressão.

Milhares de pessoas participaram das manifestações em Atenas. Os manifestantes estavam tentando chegar à sede do encontro entre a secretária de Estado e a ministra das Relações Exteriores grega, Dora Bakoyannis. A visita de Rice à Grécia foi antecipada para permitir que Condoleeza voasse para o Iraque hoje

Bombas de gás

A polícia na capital grega, Atenas, disparou bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestavam contra a guerra no Iraque e contra a visita da secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice. Alguns dos manifestantes responderam arremessando coquetéis molotov, paus e pedras contra os policiais.

Rumsfeld, de volta ao Iraque

Rumsfeld já esteve reunido com o comandante do exército dos EUA no Iraque, general George Casey, que condicionou uma redução significativa do número de soldados norte-americanos à formação do novo Governo iraquiano e ao restabelecimento da segurança interna.

O secretário da Defesa recusou-se a apontar uma data para o início da retirada de parte das tropas de ocupação no Iraque. De acordo com a recém instalada constituição iraquiana, Maliki tem um prazo de 30 dias para formar o Governo – calculados a partir da data da sua designação (dia 22) -, mas ele mesmo assegurou anunciará uma lista com os membros do novo executivo dentro de 15 dias.

Com agências internacionais