Mercadante lança livro sobre governo Lula

Nesta quarta-feira (26), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), lança, em Brasília, o livro "Brasil: Primeiro Tempo – Análise comparativa do governo Lula", A obra, prefaciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fa

Temas como política externa, rigor fiscal, controle da inflação, desigualdade social, crescimento sustentável, emprego e formalização do mercado de trabalho, segurança pública e combate a corrupção, são apresentados por meio de quadros, gráficos e tabelas.

O livro serve para comparar os resultados atuais com os oito anos do tucano Fernando Henrique Cardoso, que lançou, no mês passado, seu próprio livro "A arte da Política — a história que vivi".

Estímulo ao debate

Líder do governo no Senado, o economista Mercadante se propõe a discutir as conquistas do governo deixadas de lado em decorrência das denúncias surgidas desde o ano passado.

No entanto, o autor livro assume erros cometidos pelos petistas. "A proposta é estimular o debate que não foi feito, preterido pela sanha acusatória, muitas vezes leviana, que condena sem investigar, escorada com freqüência em suposições tênues e conclusões precipitadas", afirma o autor, na introdução.

No prefácio, o presidente Lula elogia o companheiro: "Sua conduta como líder do governo no Senado da República foi de fundamental importância para lograr os êxitos que tivemos nestes anos".

O senador Aloizio Mercadante é professor de economia licenciado da PUC e Unicamp. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e elaborou os programas de governo do PT. Em 1999, foi eleito senador, com quase 10,5 milhões de votos e hoje é líder do governo no Senado. Mercadante é pré-candidato a governador de São Paulo.

Com agências