Brasil disputará vaga no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A ministra-chefe do Departamento de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luíza Viotti, informou que o Brasil está entre os países que lançou sua candidatura ao Conselho de Direitos Humanos da Organ

A ministra-chefe do Departamento de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luíza Viotti, informou que o Brasil está entre os países que lançou sua candidatura ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ela participou da audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, encerrada há pouco, na qual foi discutida a criação do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa.

Maria Luíza Viotti explicou que o Conselho de Direitos Humanos tem vários elementos que o tornam um órgão mais forte que a extinta Comissão de Direitos Humanos, como seu status mais alto – já que é órgão subsidiário da Assembléia Geral da ONU.

"O Conselho de Direitos Humanos hoje ocupa hierarquia semelhante à do Conselho de Paz e Segurança e o de Desenvolvimento Econômico e Social", comparou a ministra.

No dia 9 de maio, haverá eleições para o novo órgão, que terá 47 integrantes e substituirá a antiga Comissão de Direitos Humanos.

Fonte: Ag. Câmara