Governo quer impedir demissões em massa na VW

O governo deverá intervir no setor automotivo para evitar a demissão de até 6 mil funcionários da Volkswagen, anunciada ontem pela empresa.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que irá procurar o presidente da empresa no Brasil, Hans-Christian Maergner, e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopes Feijó, para analisar o problema. As demissões fazem parte de um plano de “reestruturação” da Volkswagen em todo o mundo.
Marinho deixou claro que, se o governo for adotar alguma medida para evitar as demissões, será de forma a beneficiar todo o setor automotivo, e não apenas uma empresa. "Assim como não tem medidas para beneficiar a Varig, não tem para a Volkswagen também", afirmou. O principal argumento da empresa para justificar as demissões no Brasil é a apreciação do real, que prejudica as exportações.
O caminho para ajudar o setor, de acordo com Marinho, seria o aumento e até mesmo a criação de novas linhas de financiamento de exportação do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, 30% do que é exportado pelo setor automotivo é financiado pelo banco.

Com agências