MST inaugura a escola de agroecologia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai inaugurar em São Paulo, no próximo sábado (06/05), a Escola Estadual de Agroecologia Laudenor de Souza. A área que a instituição ocupará — na Agrovila V, assentament

Sua primeira atividade é o Curso Integrado Médio Técnico em Agroecologia, com duração de três anos e início previsto para 8 de maio. Sessenta alunos devem integrar a turma inaugural. Eles são, em sua maioria, jovens filhos de assentados do MST nas regionais Sudoeste, Iaras, Promissão e Andradina. Entre os alunos, também haverá representantes de quilombolas, Pastoral da Juventude Rural, Federação de Agricultura Familiar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapeva.

De acordo com o MST, uma das principais funções do colégio será “a capacitação técnica dos educandos em agroecologia, visando a transição agroecológica dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária”. Outro objetivo é “criar um centro de referência técnica e política em agroecologia e possibilitar o intercâmbio de conhecimentos com outras organizações e entidades”.

A construção da escola conta com a parceria da Via Campesina Internacional na formação técnica em Agroecologia de jovens e adultos camponeses. Para a festa de inauguração estão previstos ato político, confraternização e noite cultural. O início das atividades será às 14 horas.