Competição matemática direcionada às escolas públicas abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, dirigida especificamente às escolas públicas de todo o País, é promovida pelos minis

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, dirigida especificamente às escolas públicas de todo o País, é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), e conta com a direção acadêmica do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo da Olimpíada é estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica. A iniciativa aproxima aluno e professor, que "treinarão" juntos para a competição. Podem participar estudantes de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio.

As inscrições devem ser feitas pelas escolas até o dia 2 de junho. Na primeira edição, em 2005, participaram da competição mais de dez milhões de alunos de 31 mil escolas, em 5,1 mil municípios brasileiros.

As inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.obmep.org.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia