Chávez anuncia cirurgia gratuita para norte-americanos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que cidadãos de baixa renda dos Estados Unidos chegarão ao país sul-americano para serem operados gratuitamente de problemas da visão, dentro da chamada "Operaçã

"Traremos cidadãos norte-americanos aqui a Lara para operá-los da vista, porque lá não há quem atenda aos pobres dos Estados Unidos", declarou Chávez em um ato público no Estado ocidental de Lara. O presidente não detalhou quando nem quantos americanos chegarão à Venezuela, disse que receberão tratamentos em Lara para recuperar a visão.
A "Operação Milagre" faz parte do "Compromisso de Sandino", assumido pela Venezuela e por Cuba a fim de atender anualmente a 600 mil pessoas com problemas de visão. Pacientes da Colômbia, da República Dominicana, de El Salvador, do Equador, da Guatemala e do Chile foram operados na Venezuela de problemas da visão.


Chávez reiterou suas duras críticas "ao modo de vida" norte-americano por ser "consumista e individualista", e sustentou que o império acabou com suas reservas petrolíferas e quer apoderar-se das de outros países, entre eles a Venezuela, quinto maior exportador mundial de petróleo. O governo de Chávez distribuiu combustível de calefação barato em zonas pobres de pelo menos sete regiões dos Estados Unidos por meio da empresa Citgo, filial no país norte-americano da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Com agências