Bush exigiu de Blair demissão de Straw por causa do Irã

O jornal The Independent atribui a demissão de Jack Straw do cargo de ministro britânico de Assuntos Exteriores, anunciada na última semana, a pressões de Washington por sua postura na crise com o Irã, que teria contrar

O jornal cita como fontes pessoas próximas a Straw, segundo as quais uma afirmação do ex-ministro no sentido de que seria "uma loucura" utilizar armas nucleares contra o Irã "enfureceu" o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O escritório do primeiro-ministro, Tony Blair, já tinha advertido Straw para que em público moderasse sua total rejeição a um ataque militar contra o Irã e não descartasse nenhuma opção.

O The Independent lembra a esse respeito o fato registrado no último dia 19 durante o turno de perguntas ao primeiro-ministro no Parlamento, quando o líder liberal, Menzies Campbell, questionou Blair sobre se o primeiro-ministro estava de acordo com a afirmação de Straw de que era "inconcebível" atacar militarmente o Irã.

Ameaça

Visivelmente incomodado pela pergunta, o chefe de governo disse que embora não se falasse de uma invasão militar, aquele não era "o momento de enviar mensagens de fraqueza" a Teerã. "O presidente dos Estados Unidos não irá descartar nenhuma opção", disse Blair, que acrescentou que era algo "perfeitamente razoável pelos motivos que o próprio presidente deu muitas vezes".

Segundo o jornal britânico, Blair considera o Irã como a maior ameaça mundial, e "está cansado dos esforços de Straw para bloquear a possibilidade de um ataque militar". O The Independent on Sunday afirma que os neoconservadores americanos estão felizes com a demissão de Straw, substituído pela primeira mulher nesse posto, a ex-ministra da pasta de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Margaret Beckett.

Com agências