Carta de Ahmadinejad para Bush quer novas soluções para crise

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, escreveu uma carta ao presidente americano, George Bush, propondo "novas soluções para acabar com os problemas internacionais e a frágil situação do mundo".

A notícia foi divulgada hoje, às vésperas do encontro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se reunirá para discutir a aprovação de sanções contra o país do Oriente Médio, que deu prosseguimento ao seu projeto de enriquecimento de urânio, desobedecendo uma determinação do CS que ordenava o Irã a parar com a fabricação do combustível nuclear até o dia 28 de abril passado.

A decisão do CS pode resultar na adoção de sanções contra o Irã. A carta representou uma mudança na postura de Ahmadinejad, que nos últimos meses vinha respondendo as provocações da administração Bush, que tem seguidamente acusado o Irã de desejar fazer armas nucleares com o seu projeto nuclear, pretexto utilizado para intimidar a nação persa e procurar estabelecer um clima favorável para uma ação militar no Golfo Pérsico.

Depois de 27 anos do rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, está é a primeira vez que um governante iraniano se comunica diretamente com um presidente dos Estados Unidos.

O porta-voz governamental que comunicou a decisão de Ahmadinejad, Gholam-Hossein Elham, não mencionou a coerção americana em torno da questão nuclear e disse que a carta tem como objetivo encontrar soluções para os desentendimentos entre os EUA e o Irã. As relações diplomáticas entre os dois países deixaram de existir desde a Revolução Islâmica de 1979. "Nesta carta, o presidente Ahmadinejad faz uma análise da situação no mundo e as raízes dos problemas, e oferece propostas para sair desta situação difícil", disse Elham.

O porta-voz, em entrevista coletiva em Teerã, assinalou também que a carta será entregue à embaixada da Suíça na capital iraniana, que representa os interesses dos EUA no país asiático desde os anos 80.

Os Estados Unidos anunciaram publicamente que renovariam os contatos com o Irã através de seu embaixador no Iraque, Zalmay Khalilzad, que está autorizado a falar com o iranianos sobre a violência no Iraque.

Negociador

Na Turquia, o principal negociador iraniano disse que a carta "pode levar a uma nova abertura diplomática", mas alertou que ela não contém nenhuma menção a um possível abrandamento da posição iraniana.

Ali Larijani se recusou a dar detalhes sobre o conteúdo da carta, mas disse: "Talvez ela possa levar a uma nova abertura diplomática. Esperemos."

Segundo Larijani, Teerã quer uma solução pacífica para as crescentes tensões com Washington. Ele está na Turquia – um importante aliado dos EUA na região – atrás do apoio de Ancara durante as discussões do Conselho de Segurança.

Com agências internacionais