Larijani quer que UE tenha papel positivo na questão nuclear

O diretor da  Agência de Energia Atômica do Irã, Ali Larijani, saudou nesta terça-feira em Atenas a posição da China e da Rússia, depois do fracasso de uma reunião entre os cinco membros permanentes do C

"Consideramos que alguns países se comportam de maneira mais realista", declarou Larijani, que citou China e Rússia, depois de uma reunião com a ministra das Relações Exteriores grega, Dora Bakoyannis.

"Outros países tentam criar problemas; eu venho de uma região onde muitos problemas foram criados pelos Estados Unidos", acrescentou a autoridade iraniana.

"Nosso conselho à União Européia (UE) é que não siga a política de um país que criou problemas na região. A UE pode desempenhar um papel positivo", disse Larijani.

Um projeto de resolução para pressionar Teerã circula entre alguns dos membros do Conselho de Segurança,que têm interesses econômicos e energéticos no Irã, principalmente EUA, Reino Unido, França e Alemanha (membro não-permanente). China e Rússia manifestam objeções sobre uma referência ao capítulo 7.° da Carta da ONU, que pode abrir o caminho para sanções e, em seguida, para uma ação militar.

Com agências internacionais