Bush é o terceiro líder americano mais impopular da história

Pesquisa publicada hoje pelo jornal americano The New York Times revela que a impopularidade do líder americano George W. Bush é a menor em seus 6 anos de mandato, atingindo 31% de aprovação, o que faz com que seja considerado no

É um novo recorde negativo na sua popularidade. Um dado que pode ser mais preocupante para Bush é o de que só 13% dos cidadãos acham que ele reagiu adequadamente à recente alta dos preços dos combustíveis.

Para 70%, os Estados Unidos estão no mau caminho. A pesquisa ouviu 1.241 adultos, entre 4 e 8 de maio, com uma margem de erro de três pontos percentuais.

Em relação à agresão contra o Iraque, aumentou ainda mais a oposição dos americanos. A última pesquisa revela que 39% dos americanos ainda crêem que Bush tomou a decisão adequada ao ordenar a invasão do Iraque, enquanto em dezembro de 2003, 64% dos americanos acreditavam que o governo dos EUA havia agido corretamente ao invadir o país árabe, segundo o jornal.

Desaprovação de política antiimigração

Sobre o problema da imigração, só um de cada quatro entrevistados apóia a proposta de Bush, quem quer um programa de "trabalhadores-hóspedes" para permitir a permanência legal de imigrantes.

Um outro dado do inquérito revela que dois terços dos americanos pensam que as condições no seu país são agora piores do que quando Bush chegou à Casa Branca, em janeiro de 2001.

Com agências internacionais