Corregedor vai apresentar relatório sobre parlamentares suspeitos

O corregedor da Câmara dos Deputados, Ciro Nogueira (PP-PI), quer que a servidora do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino, deponha na comissão de sindicância da Casa, que vai apurar o suposto envolvimento de deputados no

O corregedor vai apresentar, nesta quarta-feira (10), um relatório sobre os 62 deputados que foram incluídos na lista elaborada pela Polícia Federal e encaminhada à Câmara pela Justiça de Mato Grosso. Ciro contou que o presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pediu agilidade. "Aldo está preocupado. Um terço da Casa está sob suspeita", afirmou.

A Corregedoria vai excluir da lista os nomes de parlamentares que não apresentarem indícios de irregularidades. Os demais serão encaminhados a uma comissão de sindicância, já em funcionamento.

O corregedor-geral avalia que o documento encaminhado pela PF é superficial e relaciona os nomes de todos os parlamentares mencionados nas gravações de conversas telefônicas, independentemente de indícios de envolvimento nas irregularidades. O deputado lembrou que a própria Polícia Federal reconhece, no ofício enviado à Câmara, que a menção dos nomes dos deputados durante as conversas não implica envolvimento no esquema irregular.

Mais nomes


Ciro Nogueira disse que não recebeu a nova lista com parlamentares apontados por Penha Lino, que apontou 170 deputados que estariam envolvidos no esquema de fraude. "É um número que assusta qualquer um", afirmou o corregedor, acrescentando que "é fundamental que ela (Penha) seja ouvida pela comissão de sindicância".

Espero que a Polícia Federal aprofunde mais um pouco (as investigações)", disse Nogueira. O corregedor este reunido pela manhã com a assessoria jurídica, que passou toda a madrugada trabalhando na triagem dos nomes da lista, e depois com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, antes da reunião marcada para esta tarde.

Com agências