Governo estuda ampliar linha para exportação automotiva

O governo estuda a ampliação das linhas de crédito para a exportação do setor automotivo. A informação foi dada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, após reunião com o titular da Fazenda, Guido Mantega, e representantes da indústria.

"Ficamos de estudar a possibilidade de dialogar com o BNDES o tamanho do apoio que já oferecemos para a política de exportação", disse.No início da entrevista, Marinho disse aos jornalistas que o governo não fez qualquer proposta para a indústria automobilística. No meio da resposta, disse que ele e Mantega apenas ouviram a "choradeira" das montadoras. "O governo não apresentou nada. Só recebemos a visão do setor, a choradeira do setor", disse.

 

 

Atualmente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia 30% das exportações do setor automobilístico. Segundo representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria gostaria que o percentual fosse dobrado, para 60%. "Podemos elevar para 40%, 50% dependendo da necessidade", disse o ministro Marinho, ao comentar que a proposta vai ser levada por Mantega ao BNDES.

 

 

A facilitação das exportações poderia ser ampliada para outros setores. Segundo o ministro do Trabalho, o governo está aberto para discutir com "todos os setores da economia que tenham necessidade de apoio à exportação". Marinho descartou, ainda, uma mudança na política de juros ou redução de carga tributária, possibilidades que vinham sendo levantadas por analistas do setor.

 

 

Com agências