Rússia não aceita exigência dos EUA para entrar na OMC

O presidente russo Vladimir Putin disse que a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) não deve ser objeto de barganha com os Estados Unidos, durante a mensagem anual à nação.

No dia 29 de março, Putin afirmou que Moscou recebeu exigências adicionais por parte dos Estados Unidos para sua entrada na OMC, que segundo ele provocam um retrocesso no processo de negociações. A Rússia apresentou em 1993 o pedido de adesão à OMC e sua entrada na organização só depende da aprovação de Washington. Além disso, Putin afirmou que a Rússia adotará a plena conversibilidade do rublo a partir de 1º de julho. "Em 2003 fixei o objetivo de completar a conversibilidade do rublo. Hoje proponho que aceleremos a abolição dos últimos obstáculos que restam e completemos este objetivo no dia 1º de julho deste ano", declarou o presidente russo.

 

Também criticou a corrupção na Rússia e disse que este é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento do país. "Ainda não conseguimos superar um dos principais obstáculos em nosso caminho para o desenvolvimento: a corrupção", destacou Putin no Kremlin. O presidente disse que a queda da taxa demográfica é o problema mais grave da Rússia e anunciou medidas para corrigir este problema. Putin se referiu a uma situação crítica, com a redução da população em 700.000 pessoas por ano no país de 143 milhões de habitantes.

 

 

Com agências