Começam no mês do maio as festividades do congado em Minas

A história de Chico Rei e o congado em si representam a luta entre as monarquias negras e o colono escravizador. De acordo com o Atlas de festas populares de Minas Gerais, existem no estado 326 Festas do Rosário, presentes em diversas regiões

Em Belo Horizonte há a Festa 13 de Maio, Festa dos Pretos Velhos, Festa dos Ciriacos, Festa dos Arturos. As missas na capital são motivadas pela celebração da memória da paixão de Cristo juntamente com a memória da escravidão do povo negro.
Nesse ano, a festa da Congada e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e das Mercês, da cidade de Piedade do Rio Grande, na região central e há quase 300 quilômetros de Belo Horizonte, completa 80 anos. Tradicionalmente ela é realizada no segundo fim de semana de maio, mas este ano será nos dias 26, 27 e 28 de maio, com três dias de cultura, religiosidade e barraquinhas.
Cada comunidade possui o seu modo de conseguir realizar o evento. Algumas dependem totalmente de voluntários, que também arranjam as roupas. Outras, mais organizadas, possuem incentivos culturais do governo federal, através da lei de incentivo. Essas possuem documentos em dia. No caso da Irmandade dos Arturos são vários voluntários que ajudam. Mas possuem também um convênio com a prefeitura de Contagem.
Jorge Antônio dos Santos é o diretor de eventos da comunidade. Além disso, é o Capitão de Guarda de Moçambique. Esse último cargo significa que tem sabedoria e autonomia para conduzir o grupo. Existem também as posições de reinado, dançantes, e guardiões coroas. Além, é claro, da equipe de apoio, tais como os organizadores, cozinheiros, entre outros.
Ele revela que a comunidade Arturos é composta de descendentes de Artur Camilo Silvério. Esse, por sua vez, é filho de Camilo Silvério, um escravo que chegou ao Brasil em meados do século 19. Alforriado, do Rio de Janeiro foi para Minas, onde se casou com Felisberta Rita, também alforriada e tiveram seis filhos. Artur fundou a comunidade há 118 anos. Também casado, teve dez filhos com Carmelina Silva. A comunidade é descendente deles. Número de pessoas: quatrocentos na árvore de genealogia.
De origem africana, principalmente nas áreas do Congo, Angola e Moçambique, do povo bandu, o congado é uma manifestação cultural católica e africana. A história conta que Chico Rei, também um rei na África, do Congo dos Quicuios, foi trazido como escravo ao Brasil, especificamente na Vila Rica, atual Ouro Preto, junto a sua corte em meados do século 18. Chico Rei, como reza os casos, ficou rico por explorar uma mina abandonada e depois disso libertou vários escravos.
A partir daí surgiu a primeira irmandade de negros livres de Vila Rica. Chico Rei considerou a sua liberdade possível graças a Nossa Senhora do Rosário. Para pagar promessa à santa, ele organizou a primeira festa dos negros no estado de Minas Gerais, na Igreja de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário de Alto Cruz, em Vila Rica, em 1747. 

As festividades de Congados em Belo Horizonte e Contagem

Festa 13 de Maio: 
Sexta, sábado e domingo (12 /13/14) na sede da guarda no bairro Concórdia. No primeiro dia começa a partir das 18 horas da tarde. Nos outros a festividade será o dia todo. No domingo será a missa.
Festa dos Pretos Velhos: dia 13 de maio a noite. Praça dos Pretos Velhos no Bairro da Graça, próximo a igreja São Judas Tadeu.

Festa dos Ciriacos: Dia 20 e 21 de maio no bairro Novo Progresso.
Festa dos Arturos: Dia 14 de maio. Comunidade do Arturos em Contagem.
 
Fonte: Minas de Fato