PC do Equador: defender nas ruas a caducidade

“O povo organizado e consciente deve defender nas ruas agora o triunfo da soberania que é o significado da declaração da caducidade do Contrato com a desafiante Oxy”, disse Gustavo Iturralde, secretário geral do Part

Para o dirigente comunista, se iniciam agora “novas urgentes e jornadas” populares, que têm como objetivo evitar um possível recuo do governo, “marcado por marchas e contra-marchas” em sua gestão, e que está sendo pressionado pela embaixada norte-americana. Ele aponta que o significado desta decisão do governo evidencia com mais força os disfarces dos empresários e assessores, “para quem o entreguismo é sua razão de viver, tanto neste caso da Oxy quanto no TLC, na questão da dívida externa, de bases militares e outras agressões”.

 

Mas Iturralde destaca que para que seja profundo, o triunfo exige que se lute “por um novo poder que inaugure a nova soberania, democracia e vida autênticas para as maiorias e primeiro para os mais pobres dos mais pobres”. Se não, pode significar que estes novos recursos sejam envolvidos nos meios corruptos e dos partidos oligárquicos radicados em importantes esferas das empresas públicas.

 

“Nesta linha e com a perspectiva de acumulação de forças, o povo, à luz do processo eleitoral, deve apreciar os pronunciamentos dos candidatos presidenciais frente a esta suspensão”, disse o dirigente. Os equatorianos escolherão seu novo presidente em outubro deste ano.

 

Da Redação