Volks tem primeira fábrica paralisada após anúncio de demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba paralisou nesta quinta-feira durante duas horas a produção na fábrica da Volkswagen-Audi localizada em São José dos Pinhais (PR).

Segundo os sindicatos de metalúrgicos do Paraná e do ABC, a unidade foi alvo da primeira paralisação no Brasil após a empresa anunciar no início do mês que cortaria 25% de seus custos com pessoal até 2008. A paralisação foi decidida após a empresa dispensar 28 empregados nesta semana na fábrica e informar ao sindicato paranaense que vai cortar outros 28 até esta sexta-feira. As paralisações estavam marcadas para começar somente na próxima semana e devem atingir as cinco fábricas da Volks, uma de cada vez.

No total, o programa de “reestruturação” da montadora deve levar ao corte de cerca de 5.700 de seus 22 mil funcionários, segundo os sindicatos. A paralisação desta quinta-feira aconteceu entre 6h e 8h e foi aprovada pelos cerca de 1.800 trabalhadores do setor de produção. Os trabalhadores dizem que poderiam parar de novo nesta quinta-feira, às 14h, e confirmaram a realização de uma greve de 24h na próxima semana, que deve contar com a adesão dos trabalhadores da área administrativa.

Os sindicatos dizem que a montadora se comprometeu a negociar antes de fazer cortes, mas não cumpriu a promessa. Na última segunda-feira, outra montadora, a General Motors, afirmou que por conta do dólar desvalorizado vai cortar 960 empregos na unidade de São José dos Campos (SP) até julho. A empresa, entretanto, diz que vai transferir linhas de montagem e contratar 970 pessoas em Gravataí (RS) e outros 300 em São Caetano do Sul (ABC). A categoria rejeitou a proposta da GM e também já fez paralisações.

 

 

Com agências