Setor privado dos EUA tem interesse no etanol, diz Rebelo

Em visita aos Estados Unidos pela primeira vez o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, discutiu com autoridades americanas temas como imigração, integração regional, comércio bilateral e a possib

Durante um almoço de trabalho nesta sexta-feira no Conselho das Américas, Aldo Rebelo teve a oportunidade de falar a um grupo de cerca de 20 empresários e acadêmicos sobre o interesse brasileiro em produzir e exportar álcool combustível para os Estados Unidos.

Ele defendeu a tese de que não há conflito de interesses entre a produção local nos Estados Unidos e a produção para exportação no Brasil. Até mesmo porque "a própria iniciativa privada americana tem interesse em investir no Brasil nesta questão", disse.

O deputado Jorge Bittar, presidente da frente parlamentar de Ciência e Tecnologia, que acompanha o presidente da Câmara em sua visita à capital americana, disse que "no futuro, poderemos contar com eventuais investimentos americanos no Brasil visando o abastecimento do mercado americano de etanol".

"Nós vemos a iniciativa privada como um aliado na elaboração de um programa energético alternativo entre Brasil e Estados Unidos", completou.

O presidente da Câmara não fez nenhum comentário sobre a onda de violência que tomou conta de São Paulo esta semana. Disse apenas que as autoridades americanas manifestaram solidariedade em relação aos últimos acontecimentos.


Apoio parlamentar

Os empresários não foram os únicos a demonstrar simpatia à idéia brasileira de se estabelecer um programa energético em comum.

Na quinta-feira, Aldo Rebelo esteve reunido com parlamentares americanos e afirmou que também ouviu deles manifestações de apoio.

Esta foi a primeira visita oficial de um presidente da Câmara dos Deputados do Brasil ao Congresso americano.

O objetivo é aproximar os dois parlamentos e abrir um canal de comunicação para troca de informações entre os deputados do Brasil e dos Estados Unidos

"Nós sentimos uma abertura grande tanto do empresariado quanto dos parlamentares e representantes do governo em aprofundar as discussões sobre o assunto", afirmou.

No Capitólio, Rebelo se encontrou com o presidente da Câmara dos Representantes, Dennis Hastert; com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Henry Hyde; com o presidente da Subcomissão de Assuntos Hemisféricos da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Representantes, Dan Burton; e com o Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Richard G. Lugar, entre outros parlamentares.

Na embaixada brasileira, recebeu o secretário de Estado assistente de Condollezza Rice para assuntos do Hemisfério Ocidental, o embaixador Tom Shannon, para uma conversa informal.

Este último manifestou especial interesse em obter informações sobre as relações entre Brasil e Bolívia, Brasil e Venezuela, sobre os rumos do Mercosul e sobre o papel de liderança brasileira na integração regional.

Rebelo deixou claro que o Brasil respeita a soberania do povo boliviano, mas que o governo brasileiro também cobra reciprocidade no respeito aos seus interesses internos, principalmente no que envolve a Petrobras.

O atual andamento da Rodada de Doha também foi tema das conversas e os representantes dos dois países reafirmaram o compromisso de se avançar com as negociações.

O objetivo seria chegar a um acordo até o final do ano que vem, quando termina o mandato que o Congresso americano concedeu ao USTR para negociar um acordo multilateral de comércio dentro do âmbito da OMC.

Fonte: BBC Brasil