Resultados finais de eleições no Chipre dão vitória a comunistas

Os resultados definitivos das eleições legislativas do domingo no Chipre confirmaram a vitória Akel, o partido comunista do Chipre, que lideram o atual Governo, e mostram a ascensão de novos partidos.

No total, seis formações conseguiram cadeiras nestas eleições nas quais 500.606 cipriotas renovavam seu Parlamento de 56 cadeiras — mais 24 que continuam vagas, reservadas aos turco-cipriotas.

Segundo a apuração definitiva de votos divulgada hoje, o Akel obteve 18 cadeiras – confirmando assim as previsões de todas as pesquisas -, indicando a probabilidade de reedição da coalizão governante anterior.

O Partido Democrático (Diko, aliado do Governo) do presidente da República, Tassos Papadopoulos, passou de oito para onze cadeiras. O terceiro membro da coalizão governante, o social-democrata Edek, conseguiu cinco cadeiras.

Na oposição, o direitista Disy foi o segundo partido mais votado, obtendo 17 cadeiras, enquanto os dissidentes do Disy, o Euro-KO, obtiveram quatro vagas. Os Verdes, recentemente criado, fecham a lista com somente uma cadeira.

Com agências internacionais