Artigo de George Câmara homenageia Elino Julião

O Dirigente Estadual do PCdoB, ex-vereador de Natal, George Câmara, produz um artigo sobre o compositor e cantor Elino Julião, que faleceu no ultimo fim de semana.

Por George Câmara

“VOA, MEU SABIÁ”

A cultura popular e o talento estão de luto. Todos estamos. Às nove e meia da noite do sábado, vinte de maio último, depois de pulsar por sessenta e nove anos, seis meses e sete dias, o coração generoso de Elino Julião parou de bater.

Perde o Rio Grande do Norte, perde o Nordeste, perde o Brasil. Maior forrozeiro de todos os tempos, compôs mais de setecentas músicas, das quais mais de quatrocentas foram gravadas. Ouvido em países como Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Japão, nosso Elino é um cidadão universal. Universalizou o forró e orgulhou esse valoroso Nordeste pelo mundo afora.

De Timbaúba dos Batistas, no querido Seridó, passa por Caicó e vem para Natal de carona, “pegando morcego” num caminhão. Em pouco tempo nossa capital fica pequena para ele. Com seu extraordinário talento, vai bater no Rio de Janeiro e de lá ganha o mundo.

Por ironia do destino, parte nesse período tão mágico, deixando com “água na boca” Santo Antônio, São João e São Pedro. Conosco, uma enorme saudade.

Ô, Elino, você não poderia nos deixar logo agora! Como é que vai ficar o forró? É certo que você voou para outro universo. Para a imortalidade, conquistada somente por aqueles que a semearam com o exemplo de vida.

Eu sei que Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Abdias estavam com muita saudade do companheiro. Mas para nós foi precoce. Tão precoce como a sua produção artística. Afinal ninguém consegue unir, a um só tempo, tanta simplicidade e tanto talento. Só você. É por isso que Patativa do Assaré lhe espera com um sorriso.

Você, nosso sabiá potiguar, voou alto. Encheu de orgulho o nosso peito de povo sofrido e injustiçado. É difícil explicar a relação mágica entre a alegria do canto do sabiá e o sofrimento de um povo excluído. Pela seca e pela cerca.

Cantar a realidade de seu povo é talvez o seu maior legado.  Muitos conheceram o sertão através de seus versos e de sua música. No sertão, só a melodia do canto do sabiá para espantar a tristeza que a desigualdade provoca.

Em Natal, quando vereador pelo Partido Comunista do Brasil, foi um privilégio reconhecê-lo como Cidadão Natalense. A Câmara Municipal nunca viu tão bela festa como naquele vinte e oito de maio de 2004, na entrega da justa homenagem.

Uma coisa é certa: No período junino do ano da graça de dois mil e seis, com certeza o céu está muito mais animado com a presença alegre de Elino Julião. Nessa viagem, nosso sabiá certamente vai cantarolando: “… avisa ao pessoal de casa que eu vou mandar brasa em noite de São João”.

Natal/RN, 22 de maio de 2006.
George Câmara é petroleiro e ex-vereador em Natal pelo PCdoB