Salvador sediará evento internacional sobre educação racial

Salvador irá sediar o Fórum Internacional Salvador-Filadélfia-Luanda: Inclusão da História, da Cultura Africana e da Diáspora no Processo Educacional. A iniciativa, inédita, tem como principal objetivo a troca de experiênci

Durante o evento será discutida a Lei 10.639, sancionada em 2003 pelo presidente Lula, que estabelece diretrizes da educação nacional, incluindo no currículo das escolas públicas e privadas a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira. A capital baiana foi a primeira a aplicar, em 2005, as diretrizes em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

A obrigatoriedade da inclusão desta temática nos currículos escolares procura reparar os anos de discriminação racial e da cultura de povos negros que contribuíram com a formação da cultura e da história brasileira.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador, destaca-se o intercâmbio entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com a Filadélfia, segunda maior cidade da Costa Leste dos Estados Unidos, localizada na Pensilvânia. Nesta cidade, também se destaca o trabalho voltado para a educação sobre a história e cultura afrodescendente.

A Secretaria de Educação desenvolveu ações para o atendimento e fortalecimento dos africanos que migraram para os Estados Unidos e se tornaram afro-americanos, assim como, formulou material didático retratando a história da colonização americana, ressaltando dentre outras coisas, a cultura, a arte, a luta e a participação da mulher negra neste cenário. Já Luanda irá apresentar suas experiências após o fim da guerra civil e o desenvolvimento da campanha de paz no país.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação e Cultura