Jovens carentes serão capacitados como guias cívicos do Pan 2007

Jovens de comunidades carentes vão atuar como guias cívicos nos Jogos Pan-Americanos 2007. Nesta quarta-feira (24), foi lançado o projeto Segurança Cidadã com aula inaugural no Rio de Janeiro. A primeira fase do projeto va

Os pré-requisitos são ter idade entre 14 a 24 anos; morar no Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Maré, Rocinha ou Vidigal; e saber ler e escrever. Mães solteiras e pessoas desempregadas têm preferência sobre os demais candidatos.

Até 2007, cerca de 10.400 jovens, moradores de mais de cem comunidades, serão treinados para se tornar guias cívicos. O Sesi-RJ será responsável pela formação dos jovens que ajudarão na organização e fiscalização dos jogos.

O projeto Segurança Cidadã é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Sistema Firjan (Federações das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Cursos básico e línguas

Os 1.780 jovens inscritos inicialmente serão distribuídos em 60 turmas, com 25 alunos cada uma. As aulas serão dadas nas comunidades por equipe docente e material necessário fornecidos pelas unidades do Sesi de Bonsucesso, Santa Luzia, Vicente de Carvalho e Jacarepaguá.

No curso básico, durante quatro meses, com quatro horas de aula por dia, os alunos vão receber noções de cidadania, ética, solidariedade, trânsito e noções de turismo. Os futuros guias cívicos vão conhecer os espaços públicos da cidade, os pontos turísticos e os equipamentos do Pan.

Os alunos receberão lanche, material didático, uniforme, transporte (quando houver necessidade de deslocamento), ingressos para os pontos turísticos, seguro de vida e ajuda de custo correspondente à metade do salário mínimo. Terminado o curso básico, os guias cívicos terão aulas, durante seis meses, de línguas estrangeiras, podendo escolher entre 890 vagas para inglês e 890 para espanhol.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Firjan