Parlamento do Reino Unido votará reforma da aposentadoria

O sítio de notícias americano Bloomberg noticiou que o primeiro-ministro britânico, Antony Blair, levou hoje ao parlamento britânico o polêmico projeto sobre o aumento da idade de aposentadoria, naquela que pode ser a maior reforma

A idade da reforma vai passar para os 66 anos em 2024, para os 67 em 2034 e para os 68 em 2044, segundo informou a BBC. O ministro da Previdência do Reino Unido, John Hutton, propôs hoje um novo plano de aposentadoria nacional, sugerindo que o aumento das pensões pagas pelo Estado também passem a estar relacionados com os salários, em vez da inflação, e assinalou um novo aumento da idade de aposentadoria, com o pretexto de que a esperança média de vida é cada vez maior.

John Hutton afirmou que as alterações devem proteger o sistema de previdência. O governo também deve aumentar ainda mais as taxas de contribuição para o sistema de aposentadorias tanto das empresas como dos trabalhadores.

Com o aumento da esperança média de vida e a degradação dos sistemas de previdência social, são vários os países europeus que estão a alterar as leis de modo a que os cidadãos trabalhem mais anos e descontem mais para a Segurança Social. Em Portugal a idade da aposentadoria dos funcionários públicos passou para os 65 anos e o governo neoliberal alemão também deseja aumentar a idade da aposentadoria.

Com agências internacionais