Venezuela e Bolívia avançam na construção da Alba

Os presidentes da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, assinam nove acordos que buscam melhorar qualidade de vida de ambos povos e avançar na construção da Alternativa Bolivariana para a Am&

Está previsto também um convênio relacionado com a instalação de uma fábrica de leite, posto que o Departamento de Cochabamba tem vocação agropecuária. O porta-voz do governo boliviano destacou que o objetivo destes acordos binacionais é melhorar a qualidade de vida de ambos povos, especialmente daqueles setores que durante anos permaneceram discriminados, além de avançar ainda mais na construção da Alternativa Bolivariana para a América (Alba).

Alguns destes convênios serão assinados em Shinahora, Bolívia, enquanto que outros serão firmados em La Paz. Na praça principal da capital é aguardada uma concentração popular que deve reunir mais de 80 mil pessoas. Segundo o diretor de Comunicações boliviano, a manifestação terá caráter histórico e selará a aliança estratégica de ambos povos e se constituirá em um passo a mais no processo de integração continental.

Ele afirma que para todos os municípios do trópico boliviano o encontro dos chefes de Estado gera grande expectativa “e ficará escrito na história desse país”. Neste encontro também se espera a participação de autoridades da vice-presidência de Cuba já que a ilha, como a Venezuela, fornecerá à Bolívia o desenvolvimento de programas de alfabetização mediante o método “Eu sim posso”, assim como em matéria de saúde.

O encontro será propício também para que sejam entregues créditos a 29 emissoras comunitárias da Bolívia. “Com a presença destes três visitantes se adianta o processo para a construção da pátria grande e se fortalece a unidade latino-americana e bolivariana”, disse Contreras.

Hoje também terá início oficialmente a campanha para a Constituinte boliviana. No dia 2 de julho será realizado o processo eleitoral para selecionar os representantes do povo que levarão adiante esta tarefa que envolve mudanças na Constituição Nacional e nas leis. Com este processo constituinte, que durará aproximadamente um ano, os bolivianos esperam transformar o país de maneira profunda e definitiva.

Da Redação