Franklin Martins explica razões de sua saída da Globo

Franklin Martins acaba de assinar contrato com a Band por dois anos, onde será comentarista do "Jornal da Band" e do "Jornal da Noite". Nesta entrevista para o Portal Imprensa, o jornalista comenta a sua saída da TV Globo e os pla

Como foi a negociação com a TV Bandeirantes?
Franklin Martins – Como a Globo anunciou que não renovaria o contrato, a Band demonstrou interesse em me levar. Diante do fato de ser uma emissora com tradição em jornalismo, aceitei o convite. Não sei quando começo, mas meu contrato vale a partir de 1º de junho. Foi uma negociação rápida. Eu acho a minha entrada na Band muito importante. O (Fernando) Mitre (diretor de jornalismo da Band) é meu amigo de muito tempo. Tenho, também, uma boa relação com o Boechat.

Após a sua saída da Globo, especularam que você iria para o SBT….
Franklin – Muito foi noticiado sobre a minha saída. O SBT me procurou, mas as negociações não caminharam. Então eu fechei com a Band.

Você acredita que a sua saída da Globo se deu em função do Diogo Mainardi?
Franklin – A Globo me garantiu que não, mas isso vocês tem que perguntar para eles. Só tenho boas recordações da Globo. Trabalhei lá por 8 anos, fui o primeiro comentarista do "Jornal Nacional". Na Globonews eu lancei um programa muito bom, chamado “Fatos e Versões”. Comandei o jornalismo da TV Globo no Distrito Federal por dois anos.

Mas a sua saída foi apenas em função do término do contrato?
Franklin – A minha relação com a TV Globo já estava desgastada. Em março, eu pedi ao Schroeder para sair. (Carlos Henrique Schroeder, diretor-responsável pela Central Globo de Jornalismo). Eu disse: "poxa, e se a gente não renovasse o contrato?". Mas ele me respondeu: "vamos renovar, sim". Acho que a Globo mudou de idéia.
Você viu o abaixo assinado lançado em sua defesa?
Franklin – Sim, fiquei sabendo. É muito generoso da parte deles, mas não tenho nada a ver com isso.

A Revista IMPRENSA fez uma matéria especial sobre a troca de acusações entre você e o Diogo Mainardi. O que você achou?
Franklin – Não gostei. Me sinto péssimo em aparecer estampado numa capa de revista ao lado desse sujeito.