Senado americano confirma nomeação de militar para CIA

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira a nomeação do general Michael Hayden para a direção da CIA.O militar, apontado pelo presidente americano, George W. Bush, recebeu 78 votos a favor e 15 contra.

<

Segundo o jornal americano Worker's World, O novo chefe da CIA, general da Força Aérea dos EUA, Michael V. Hayden, nomeado há 15 dias por George Bush, é exatamente o tipo que alguém poderia esperar do presidente americano.

"Ele é íntimo de John Negroponte, que foi escolhido por Bush para ocupar o cargo ainda novo de diretor nacional de inteligência e que teria forçado a administração Bush a expelir da chefia da CIA o ex-diretor Porter Goss, que não afinava com as idéias de Negroponte" afirma o editorial do jornal americano.

Negroponte chegou ao posto com um currículo dos mais sinistros, tendo sido a principal figura por trás dos esquadrões da morte patrocinados pelos governos dos países centro-americanos na década de 1980. Esquadrões que assassinaram milhares de camponeses, sindicalistas, estudantes e até mesmo clérigos e religiosos, com o objetivo de manter a área limpa para os famigerados "interesses americanos".

A maioria dos imigrantes dessa região, que hoje arriscam tudo por um salário abaixo do mínimo nos EUA, estão fugindo de seus países por causa da tomada de suas terras pelo agronegócio e pelo acirramento da pobreza que se seguiu ao banho de sangue que sufocou os movimentos populares. E, nos países latino-americanos, as condições miseráveis criadas pelo triunfo da globalização imperialista nos anos 1980 e 1990 estão hoje fazendo vicejar uma grande virada para a esquerda, inspirada pelos padrões de independência estabelecidos por Cuba e Venezuela.

O jornal também acusa Hayden de ter outra conexão que o liga intimamente à camarilha chefiada pelo triunvirato Bush-Cheney-Rumsfeld. Ele é da Força Aérea e está embolsando mais alguns bilhões de dólares do orçamento, para gastá-los em caríssimos programas de máquinas de guerra de alta tecnologia, com a desculpa de fornecer ao Pentágono um imbatível poderio militar, indiscutível pelo resto do mundo.

Cinismo

Bush comemorou a confirmação: "Vencer a guerra contra o terror requer que os Estados Unidos tenham a melhor inteligência possível e sua forte liderança irá assegurar que tenhamos".

"O general Hayden é um patriota e um funcionário público dedicado cuja ampla experiência, dedicação e conhecimento fazem dele a pessoa certa para dirigir a CIA nesse momento crítico."

Com agências internacionais