The Independent: Reunião de Blair e Bush é encontro de cachorros mortos

O jornal britânico The Independent afirma em editorial que a reunião entre o primeiro-ministro britânico, Antony Blair, e o presidente americano, George W. Bush, nesta sexta-feira, em Washington , é "a cúpula dos cachor

O diário comenta que além de ambos os líderes estarem se aproximando do fim de seus mandatos, eles estão enfraquecidos dentro de seus países e seus níveis de aprovação chegaram "ao fundo do poço".

Segundo o Independent, o governo Blair vem enfrentando uma série de escândalos que "marcam o fim de uma era de forma espalhafatosa". E Bush, afirma o jornal, "já não era sem tempo, está começando a enfrentar questionamentos sobre o Iraque por parte do Congresso".

O jornal afirma que após "o histórico erro do Iraque", Tony Blair pode estar querendo se distanciar de Bush. O Independent cita uma entrevista concedida pelo premiê antes de sua partida para os EUA, na qual ele afirmou que o Reino Unido não busca um conflito direto com o Irã.

"Quer ele tenha apenas desejado se alinhar publicamente com a preferência européia pela diplomacia, antes de ir para os EUA, sua mensagem foi clara. Ele estava deliberadamente procurando estabelecer uma distância entre o Reino Unido e Washington, algo que não existia há quatro anos", afirma o Independent.

Com informações da BBC Online