Timor Leste: Embaixador brasileiro diz que situação está calma

O embaixador do Brasil no Timor Leste, Antônio Souza e Silva, informou que a situação no país está relativamente calma hoje. Nos últimos dias, conflitos entre soldados e ex-militares mataram 12 policiais e oito pessoas.


Segundo a Agência Brasil, o embaixador disse que, além dos 800 soldados das tropas australianas que chegaram na quinta-feira, mais 700 devem desembarcar no país até amanhã. O reforço contará com outros 25 homens da Malásia, outro país vizinho. Na próxima semana, chegarão 125 policiais portugueses.

Para o embaixador, o governo do Timor não tem controle sobre a população. "Tanto é que pediram intervenção de países amigos. É um momento sombrio aqui [para o país], porque, quatro anos depois da independência, eles percebem a fragilidade das instituições e a necessidade de contar com apoio internacional", analisou.

Souza e Silva contou que não houve necessidade de dar abrigo a brasileiros que moram no país. "Quem abrigamos foram os filhos e as famílias de dois funcionários timorenses que passaram a noite aqui", disse. O embaixador informou que trabalham, no Timor Leste, 184 brasileiros.

Cem são missionários que trabalham com a comunidade carente; 20 a 25 estão em agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras internacionais; 30 são professores de um programa de educação que o Brasil desenvolve; quatro são especialistas do Judiciário; dois são técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e cinco, funcionários do Itamaraty.

Com informações da Agência Brasil