Cannes: Ken Loach leva a Palma; América Latina é destaque

"The Wind that Shakes the Barley" conquista a Palma de Ouro em Cannes. Houve um prêmio oficial para "Primera Nieve", do argentino Pablo Agero, que levou o prêmio de júri na categoria curtas-metragens. &qu

O longa-metragem The Wind that Shakes the Barley, do britânico Ken Loach, ganhou neste domingo (28/05), a Palma de Ouro de melhor filme no 59º Festival cinematográfico internacional de Cannes.

O júri foi presidido pelo cineasta chinês Wong Kar Wai (Amor à Flor da Pele e 2046) e integrado pelas atrizes Monica Bellucci (Itália), Helena Bonham Carter (Inglaterra), Zhang Ziyi (China); os atores Samuel L. Jackson (EUA) e Tim Roth (Grã-Bretanha); e os diretores Lucrecia Martel (Argentina), Patrice Leconte (França) e Elia Suleiman (Palestina).

"Primera Nieve", do argentino Pablo Agero, levou o Prêmio do Júri. Já o mexicano "Babel" de Alejandro González Iñárritu, mereceu o prêmio do Júri Ecumênico, enquanto Don Angel Tavira, protagonista de "El violín", ganhou o prêmio de interpretação.

"Hamaca paraguaya" de Paz Encina, primeiro filme paraguaio convidado em Cannes — e na primeira vez em que se ouve o guarani no evento —, conquistou o prêmio de crítica internacional na sessão paralela oficial "Um certo olhar".

O prêmio da Cinéfondation, resenha reservada aos alunos das escolas de cinema de todo o mundo, foi para o uruguaio Gustavo Riet, estudante da Universidade de Cinema de Buenos Aires pelo curta "Ge & Zeta".

Da redação, com dados da Agência Carta Maior