Partido de Humala deve ser primeira força no legislativo

A menos de seis dias do esperado segundo turno entre Ollanta Humala, do União pelo Peru (UPP) e Alan García, do Partido Aprista Peruano (Apra), os peruanos devem conhecer hoje as forças políticas que integrarão o legislativo. Foram el

De acordo com os números preliminares divulgados pelas autoridades eleitorais, sete grupos formarão o parlamento que se estabelecerá em 28 de julho, anterior à cerimônia de transmissão da Presidência.

 

O UPP deve ser a primeira força no legislativo, seguido pelo Para, da Aliança Unidade Nacional da derrotada direitista Lourdes Flores; além da Frente de Centro, de Valentin Paniagua; e da Aliança pelo Futuro, de Martha Chávez.

 

Entretanto o Peru Posible, do presidente Alejandro Toledo, e o Partido Restauração Nacional, do pastor evangelista Humberto Lay, superam por pouco a “vala eleitoral”.

 

Para o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE na sigla em espanhol) a demora se deve pela complexidade das votações, pois se realizaram três eleições em uma, da qual participarão 1,5 milhão de pessoas a mais. Outro elemento que atrapalhou foi a chamada “vala eleitoral”, que obriga os partidos a alcançar no mínimo quatro por cento da votação para ir ao Congresso. Do contrário, devem conseguir pelo menos duas vagas em mais de um distrito eleitoral.

 

Cinco anos atrás, nas eleições de 2001, os resultados finais foram conhecidos 42 dias depois. A demora do ONPE neste pleito é recorde. De acordo com o órgão, até o momento, estão contabilizadas mais de 98% das cédulas e falta ainda um milhão de votos serem incluídos.

 

Da Redação

Com agências.