Chávez assina acordos de cooperação energética no Equador

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, chegou ao Equador para assinar dois acordos de cooperação energética com seu colega equatoriano, Alfredo Palácio, que favorecerão a indústr

Ele chegou por volta das 11h da manhã de hoje na base aérea Mariscal Sucre em Quito, Equador, onde recebeu as honras de chefe de Estado depois de ser recebido pelo chanceler Diego Ribadeneira e vários ministros do governo equatoriano. O presidente está acompanhado do seu ministro de Energia, Rafael Ramíreza, e por técnicos da empresa estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), que se reunirão com seus colegas da companhia pública equatoriana Petroequador.

 

Segundo o embaixador venezuelano em Quito, Oscar Nayas Tortolero, trata-se de um acordo energético e um memorando de entendimento que abre a possibilidade para refinar entre 50 mil e 100 mil barris de petróleo equatoriano. O ministro da Energia do Equador, Iván Rodríguez, explicou que os acordos petrolíferos irão custar ao país entre 200 e 300 milhões de dólares anuais na importação de derivados de petróleo.

 

Está prevista uma reunião privada entre Chávez e o presidente no Palácio Carondelet, sede do governo. Depois se realizará o ato formal de assinatura dos acordos e um almoço privado. Estima-se que a visita do presidente dure ao todo sete horas.

Com agências.