Direita equatoriana recebe Chávez com provocação

As Câmaras de produção do Equador declararam na terça-feira “dia de luto nacional” devido à presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no país, por consideraram sua posição “contrária à democracia e ao desenvolvimento do continente”.

A provocação foi expressa num comunicado de teor altamente ofensivo. "Coronel Chávez: você e seu discurso, você e suas ofertas populistas, você e sua presença no Equador fazem com que hoje, 30 de maio de 2006, seja um dia de luto para todos aqueles que acreditam na liberdade, na prosperidade e na solidariedade", afirma por meio de um comunicado o presidente da Câmara de Comércio de Quito, Blasco Peaherrera, em nome das Câmaras.

 

O comunicado diz também que "os equatorianos livres não acreditam em sua forma de fazer política, com a qual você tenta comprar simpatia do mundo às custas da pobreza de seus compatriotas". "Coronel Chávez: o Equador é um país livre, é uma nação altiva que soube forjar sua história sobre a base de uma permanente luta contra ditadores, demagogos e criadores de miséria e pobreza", afirma o documento.

 

 

Com agências