Investimento estrangeiro nos EUA cresce e gera tensão

A entrada de investimentos estrangeiros nos Estados Unidos continua forte. No ano passado, os investimentos atingiram 86,82 bilhões de dólares, praticamente o mesmo nível registrado em 2004 – 86,21 bilhões, informou o Departamento de Comércio.

O Reino Unido continua como o maior investidor nos Estados Unidos. Em 2005, os britânicos aplicaram 30,31 bilhões de dólares no país, diante dos 23,28 bilhões do ano retrasado. Os japoneses elevaram, pela primeira vez desde 2000, o montante investido no mercado americano, passando de 1,02 bilhão, em 2004, para 3,56 bilhões. De acordo com The Wall Street Journal, os investimentos estrangeiros são dirigidos para a economia real, como a construção de fábricas e obras de infra-estrutura.

 

O mercado financeiro não atraiu tanto os investidores, que se interessaram menos por ações e títulos de companhias norte-americanas. Os dados do Departamento de Comércio referem-se ao dinheiro aplicado pelos estrangeiros na compra de negócios já implantados ou na abertura de novas companhias. Os valores não incluem a transferência de recursos entre matrizes estrangeiras e suas filiais americanas.

 

No ano passado, o Congresso barrou a venda da petroleira Unocal para a chinesa Cnooc. A resistência fez com que os investimentos diretos da China no país recuassem de 93 milhões para 73 milhões entre 2004 e 2005. Neste ano, as tensões acirraram-se com os planos da Dubai Ports World, companhia administrada por Dubai, de assumir o controle de vários portos norte-americanos.

 

 

 

Com agências