Waldir Pires irá ao Haiti este mês
O ministro da Defesa, Waldir Pires, vai visitar, ainda neste mês, as tropas de paz brasileiras que se encontram no Haiti e autoridades daquele país. O ministro informou, após participar neste domingo (4), em Brasília, da solenidade de troca da Bande
Publicado 04/06/2006 18:07
De acordo com o ministro, o Brasil deve continuar com a responsabilidade que tem e insistir na política do mundo contemporâneo, que é lutar para que os conflitos e distensões sejam resolvidos pelo diálogo, pela troca de idéias e pela afirmação das instituições democráticas e da paz. "Temos que evitar que os conflitos sejam resolvidos na base da morte. Eles têm que ser resolvidos na base da vida", defendeu o ministro.
"Solução pelo diálogo"
"O Brasil está cumprindo missão extraordinariamente importante no mundo de hoje, porque está representando a Organização das Nações Unidas (ONU), assegurando a paz no Haiti", disse Waldir Pires ao justificar o trabalho da tropa brasileira. "Esse é um dever que o Brasil executa e o faz exemplarmente".
De acordo com o ministro da Defesa, o país deve continuar dando essa contribuição no sentido de assegurar que as instituições livres, democráticas e o mundo, por meio do diálogo, possam preservar toda a humanidade ao "longo deste século 21 e para sempre".
Waldir Pires afirmou que as tropas brasileiras no Haiti representam a posição e o compromisso das Nações Unidas de "manter a paz onde quer que ela esteja em perigo. Essa é a essência de um mundo que se organiza para solucionar os conflitos pelo diálogo".
Fonte: Agência Brasil