Brasil e EUA se reúnem, mas Alca fica de fora

Brasil e Estados Unidos começam a semana na mesma mesa para tentar ajustar questões sobre o comércio exterior entre os dois países. Por decisão do Brasil, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) não estará em paura na reunião do ministro do Desenvolv

"Não vamos discutir a Alca. Vamos olhar temas conhecidos que tenham bastante potencial para andar", disse o ministro brasileiro em viagem de retorno da América Central. Furlan explica que serão "temas do dia-a-dia", como a facilitação de concessão de vistos de trabalho temporários e convênios entre organismos brasileiros e americanos. O ministro explica que a idéia é ter um ambiente mais favorável, com solução rápida dos problemas do cotidiano, em um modelo semelhante ao já usado com a Argentina. Com o país vizinho, questões menores são resolvidas nas reuniões de trabalho que ocorrem a cada 45 dias.
"Isso praticamente eliminou os ruídos do dia-a-dia", completa. O cubano Gutierrez, que mora nos Estados Unidos desde 1960 e ocupava o cargo de presidente da Kellogg"s, faz uma visita de três dias ao Brasil. A secretaria de comércio dos Estados Unidos informa que a visita começa na segunda-feira no Rio, onde ele encontra Furlan em evento da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Depois, visita Brasília  e conclui a viagem em São Paulo, onde está programado encontro sobre propriedade intelectual.

Com agências