Rápida tramitação da Lei de Incentivo ao Esporte recebe apoio no Congresso

Com o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para rápida tramitação do Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte, uma comissão formada pelo Ministério do Esporte, atletas e dirigentes teve audiências, nesta quar

Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., as reuniões tiveram a missão de levar um apelo aos presidentes da Câmara e do Senado para que a aprovação de Lei de Incentivo aconteça ainda neste ano. "A presença de personalidades esportivas é importante para essa mobilização. Nosso sonho é que a Lei já esteja em vigência em 2007 e que já possamos ver alguns resultados nos Jogos Pan-americanos", disse.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou que desde 1983 busca a aprovação de uma lei que gere incentivos para o esporte brasileiro. Para ele, todos os setores do esporte e da sociedade serão beneficiados pela lei. "O esporte de lazer, o educacional e o de alto rendimento ganharão com essa rápida tramitação. Nossa missão aqui é trazer ao presidente Aldo Rebelo nossa confiança para que essa luta tenha seqüência no Congresso", afirmou.

Empenho

O pedido foi acolhido pelos presidentes. O presidente da Câmara do Deputados, Aldo Rebelo, afirmou que a comitiva terá o apoio dos deputados para ajustar o PL às condições da agenda. "Essa questão sempre vai ter espaço aqui. O esporte é algo fundamental tanto para o alto rendimento quanto para a formação do jovem. Vamos trabalhar para alcançar nosso objetivo", garantiu Rebelo. Líderes do PSDB, do PSB, do PV e outros já garantiram que irão somar esforços pela medida.

A comitiva levou a preocupação também para os deputados integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Durante o encontro com os parlamentares, atletas e dirigentes esportivos pediram aos membros da Comissão, que será uma dentre várias que analisarão a proposta, que priorizem a tramitação do PL.

A comitiva contou com a participação do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.; do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, André Arantes; do secretário nacional de Esporte Educacional, João Ghizoni; da secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna Rodrigues; do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; do presidente do Comitê Paraolímpico, Vital Severino Neto; do ex-jogador de vôlei e atual subsecretário estadual de Esporte para os Jogos Pan-americanos, Bernard Rajzman, de atletas e ex-atletas.

Expectativa

O campeão pan-americano de judô Mário Tranquillini, que integrou a comitiva, é um dos entusiastas da Lei de Incentivo Fiscal para o Esporte. O ex-atleta tem diversas iniciativas de inclusão social por meio do esporte e acredita que o incentivo vai ajudar não só o esporte de alto rendimento. "Essa lei pode beneficiar de masters a promessas no esporte, a projetos sociais, federações, confederações, entes e pessoas que trabalham com esporte", afirma Tranquilini.

Fonte: Ministério do Esporte