Reservas internacionais crescerão mais, prevê Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as reservas internacionais brasileiras estão no maior nível da história e tendem a crescer.

Segundo Lula, existem apenas quatro países com níveis de reservas internacionais superiores aos do Brasil. "E vamos fazer mais à medida que forem crescendo as nossas exportações, e vamos fazer muito mais", disse ele em discurso durante um seminário sobre transporte ferroviário. Até terça-feira, as reservas internacionais do país estavam em US$ 63,5 bilhões, de acordo com o Banco Central.
Lula previu que uma combinação da redução das taxas de juros, "que já está ocorrendo", com o aumento das importações resultará numa tendência de valorizar o dólar frente ao real. "Apenas a seriedade vai permitir que o dólar encontre o seu equilíbrio, não tem mágica", disse Lula, observando, em tom de brincadeira, que o seu gabinete parece uma "sacristia", com diferentes queixas sobre as cotações do câmbio.
Frutos
O presidente afirmou, ainda, que nunca na história do país a economia viveu condições tão favoráveis para garantir sua solidez. "Nós nunca tivemos tanta solidez. É uma quantidade de coisas extraordinárias de forma positiva para o país", afirmou, destacando a melhora da imagem no exterior, o estreitamento das relações comerciais com países da América do Sul e o pagamento dos empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). "Hoje nós somos um pouco, como diria uma gíria nordestina, nós somos donos da carne seca", afirmou.
O presidente reiterou, ainda, que o governo está começando a colher os frutos de um plano de revitalização de ferrovias, lançado em 2003, e desafiou os empresários do setor a apresentar projetos de financiamento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para Lula, é "no mínimo uma vergonha" que cargas sejam transportadas por milhares de quilômetros no país por meio de caminhões.

Com agências