Polícia internacional quer digitais de Zarqawi para confirmar identidade

A Interpol (Polícia Internacional) informou hoje que pediu às autoridades militares americanas o envio das impressões digitais de Abu Musab al-Zarqawi, considerado chefe da al-Qaida no Iraque e cuja morte foi anunciada ontem, para confi

A organização internacional de Polícia afirmou em comunicado que "solicitou que sejam enviadas" a sua Secretaria-Geral, em Lyon (sudeste da França), "as impressões digitais de um homem morto no Iraque que poderia ser Ahmad Fadil Nazal al-Jalayle, conhecido como Abu Musab al-Zarqawi, a fim de confirmar sua identidade".

A Interpol acrescentou que especialistas da Polícia científica compararão essas impressões com as que estão em sua base de dados para corroborar a identificação feita no Iraque. A Jordânia tinha enviado as impressões digitais de Zarqawi à Interpol quando pediu a publicação de um aviso "vermelho" contra ele, disse a organização.

A Interpol lembrou que já havia publicado dois avisos internacionais vermelhos, "ainda válidos", a pedido da Argélia e da Jordânia, para pedir a detenção de al-Zarqawi "em qualquer lugar do planeta" devido a sua suposta participação em assassinatos e atentados no Iraque.

Os avisos vermelhos permitem que a Interpol informe aos policiais de todos seus países-membros quais ordens internacionais de detenção foram emitidas contra alguém. Além de ser procurado pela Argélia, Jordânia e Alemanha, Zarqawi era também alvo de um aviso especial "Interpol-Conselho de Segurança da ONU", afirmou a Polícia internacional.

A Interpol explicou que este tipo de aviso é publicado contra pessoas às quais se aplicam sanções decretadas pela ONU contra membros da al-Qaida e talibãs.

Zarqawi, que supostamente morreu em um ataque aéreo na quarta-feira passada ao norte de Bagdá, foi identificado no Iraque por forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Com agências internacionais