Chavez anuncia visita à Rússia, China, Vietnã, RPDC e Irã

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, anunciou que realizará em breve uma visita à Rússia para assinar novos acordos de cooperação técnica e militar.

Entre os acordos que devem ser assinados, um será sobre a construção de uma fábrica de produção de fuzis de assalto Kalachnikov, declarou Chavez durante seu programa de rádio e televisão semanal "Allo presidente".

O presidente Chavez não precisou a data da visita. Indicou apenas que também iria à China, ao Vietnã, à Coréia do Norte e ao Irã. "São viagens destinadas a aprofundar as relações de Caracas com esses países nos domínios "estratégico, econômico, tecnológico e também militar", explicou. A Venezuela já comprou da Rússia 100.000 fuzis AK-47 por US$ 54 milhões. Uma primeira entrega de 30 mil fuzis deste tipo chegou há uma semana na Venezuela.

Caracas também comprou helicópteros de combate da Rússia. Há uma semana, Hugo Chavez havia confirmado a compra de aviões de caça russos de tipo Sukhoï Su-30 para compensar a proibição de Washington de vender à Venezuela armas e componentes militares de fabricação norte-americana.

Com agências