Filha de premiê israelense protesta contra massacre

Dana Olmert participou uma manifestação contra o Exército israelense devido à morte de sete civis palestinos em uma praia de Gaza, provocou polêmica

"Cada um tem direito à liberdade de opinião, e também a expressá-la (em público)", respondeu o primeiro-ministro israelense. Olmert disse que fala com sua filha todos os dias. "Ontem não a vi porque eu estava vendo a Copa do Mundo", afirmou. Dana Olmert foi fotografada no sábado em uma manifestação de pacifistas em frente à residência do chefe do Exército israelense, Dan Halutz, em Tel Aviv, em protesto contra o massacre do fim de semana e a morte de sete civis palestinos em uma praia na Faixa de Gaza.

A filha do primeiro-ministro, de 33 anos, é uma conhecida pacifista que militou na ONG "Machsom Watch" – dedicada a verificar o tratamento dado aos palestinos nas operações militares israelenses – e compareceu à manifestação acompanhada de sua namorada. O partido Likud criticou o comportamento da filha do primeiro-ministro em comunicado no qual expressava sua "surpresa" com o dano causado à diplomacia israelense, em um momento em que "o Exército luta noite e dia contra o terrorismo".

Dana não é a única "oposição" política que Olmert tem em sua família, já que sua mulher e outro de seus quatro filhos militam na esquerda, enquanto o primeiro-ministro fez quase toda sua carreira no partido de direita Likud, até deixá-lo em novembro quando o ex-primeiro-ministro Ariel Sharon fundou o partido Kadima.

Com agências